
Caro(a) Camarada,
É com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade que vou encabeçar o projeto “Cascais para Todos” que se candidata à próxima Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Cascais.
A mobilização dos militantes e simpatizantes do PS de Cascais, à medida que nos aproximamos das eleições autárquicas de 2025, será fundamental para o nosso sucesso.
Conto com o envolvimento ativo de todos nas ideias e estratégia que vamos apresentar em 2025, na participação em eventos, ações de campanha e na mobilização da nossa comunidade.
Unidos e motivados, podemos construir um futuro melhor para Cascais, garantindo que, para assegurar o desenvolvimento inclusivo e sustentável, todos são importantes.
“Cascais para Todos” é o nosso compromisso para que o Partido Socialista protagonize uma agenda que valorize uma dinâmica económica onde ninguém é privilegiado e a riqueza da diversidade social do nosso concelho. Só assim podemos impulsionar um desenvolvimento inclusivo e sustentável no nosso município.
Cascais é o retrato da sua diversidade cultural. É uma terra privilegiada para representar os valores universalistas e inclusivos, onde a fusão das identidades de diferentes culturas coabita num território de singular beleza.
Aqui, diferentes culturas, histórias e sonhos de vida encontram-se e acreditam que é possível construir um futuro melhor.
É com esta convicção nos valores da pluralidade, que propomos uma agenda política centrada em quatro pilares essenciais:
- Desenvolvimento Económico Sustentável
- Infraestrutura e Mobilidade
- Proteção Ambiental
- Políticas Públicas de Habitação
Desenvolvimento Económico Sustentável:
Para que Cascais alcance um crescimento equilibrado e sustentável é crucial promover um ambiente económico que favoreça a inovação, o empreendedorismo, a sustentabilidade e onde ninguém tem privilégios adquiridos.
Defendemos a criação de políticas que apoiem as pequenas e médias empresas locais, fomentem o turismo sustentável e atraiam investimentos em setores inovadores e verdes.
Este desenvolvimento económico deve ser distribuído de forma justa, reduzindo desigualdades e assegurando que os benefícios do crescimento económico sejam sentidos por todos que vivem em Cascais.
Infraestrutura e Mobilidade:
O desenvolvimento sustentável e eficiente de Cascais carece de investimento na infraestrutura e mobilidade urbana.
A melhoria das redes de transporte público, promovendo opções mais ecológicas e acessíveis, e o desenvolvimento de infraestruturas que facilitem a mobilidade para todos os cidadãos vai passar a ser uma prioridade.
A urgência desse investimento terá de decorrer em paralelo com a modernização e manutenção das infraestruturas existentes. Apenas desta forma será possível garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos habitantes de Cascais.
Proteção Ambiental:
A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade fundamental para garantir um futuro sustentável.
A conservação dos recursos naturais, a redução da pegada ecológica e a proteção das áreas verdes e costeiras de Cascais, são elementos estruturantes na forma como encaramos o futuro da nossa terra.
Incentivar a utilização de energias renováveis, a reciclagem e a adoção de práticas sustentáveis em todos os setores do município e um dos contributos para as futuras gerações.
Políticas Públicas de Habitação:
A habitação é um direito fundamental e uma prioridade para garantir a dignidade e o bem-estar dos cidadãos.
O Partido Socialista assumirá, sem hesitações, políticas públicas que aumentem a oferta de habitação acessível, especialmente para jovens, famílias de baixos rendimentos e idosos.
Defendemos que a requalificação urbana e o apoio ao arrendamento, são o caminho para que quem vive, trabalha e estuda em Cascais, tenha acesso a habitação de qualidade e a preços justos.
Estes são os quatro pilares da nossa candidatura, um compromisso para que o Partido Socialista seja impulsionador de um Cascais mais justo, dinâmico e democrático.
Apelamos ao apoio e à confiança de todos que partilham estes valores e princípios. Juntos vamos fazer a diferença.
João Ruivo